DE UMA ESTÓRIA SOBRE CORPOS, TERRITÓRIOS E R-EXISTÊNCIAS: O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, DE PAULINA CHIZIANE

Main Article Content

Sávio Roberto Fonseca de Freitas
Joranaide Alves Ramos

Abstract

A literatura moçambicana é um lugar de resistência contra as práticas colonizadoras e neocoloniais porque inscreve a luta anticolonial do seu povo por meio de temas como ancestralidade, memórias africanas, colonização, violências. Pensando sobre isso, selecionamos O alegre canto da perdiz (2008), de Paulina Chiziane (1955), que narra a saga de Serafina, Delfina e Maria das Dores, três gerações marcadas pela prostituição em um contexto tomado pela colonização portuguesa. O texto, dividido em quatro momentos, é um estudo exploratório, com procedimento bibliográfico e com natureza qualitativa, baseado, principalmente, em Haesbaert (2021), Calligaris (2006), Hudson-Weems (2020), Secco (2010) e Ballestrin (2013). Entendemos, com isso, que os corpos das personagens elencadas e sua terra são territórios que simbolizam múltiplas e complexas formas de resistências e de existências dos grupos subalternizados.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
DE FREITAS, Sávio Roberto Fonseca; RAMOS, Joranaide Alves. DE UMA ESTÓRIA SOBRE CORPOS, TERRITÓRIOS E R-EXISTÊNCIAS: O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, DE PAULINA CHIZIANE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 45, 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.72416. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72416. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
A narrativa moçambicana no século XXI
Author Biographies

Sávio Roberto Fonseca de Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Professor de Literaturas de Língua Portuguesa no Departamento de Letras do CCAE-UFPB (Campus IV) e do PPGL-UFPB (Campus I). Lider do Grupo de Pesquisa MOZA/CNPq.

Joranaide Alves Ramos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Letras – PPGL (UFPB); Mestra em Estudos Literários – PPGLL (UFAL); Bolsista Capes. Membra do Grupo de Pesquisa MOZA (Moçambique e Africanidades), cadastrado no CNPq e certificado pela UFPB.