LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM MOÇAMBIQUE: FONTES, CIRCULAÇÃO E CONSUMO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo é um recorte da tese de doutorado e tem por objetivo conhecer o percurso da literatura infantil e juvenil em Moçambique desde 1975, ano da independência nacional, até aos nossos dias, incluindo as fontes, a circulação e consumo. A metodologia é com base na revisão bibliográfica e consulta documental principalmente de Brandão e Mendes (2003); Neto (2008); Navarro e Sopa (1989). Os resultados mostram que a literatura infantil e juvenil está se configurando e ainda enfrenta enormes desafios na circulação e consumo devido à valorização do projeto pedagógico sendo os textos literários usados como pretexto para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa e não ao incentivo à leitura. As instituições ligadas ao incentivo à leitura atuam de forma fragmentada uma vez que não existe no país uma entidade quer ao nível do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano quer de ensino superior que regule esta atividade.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.