ICONICIDADE, GRAMÁTICA E TEXTO
Main Article Content
Abstract
Pretende-se, com este trabalho, investigar a possibilidade de motivação icônica para a forma linguística. Buscam-se evidências que podem admitir a existência de uma iconicidade diagramática, ou seja, busca-se a comprovação de que “os arranjos estruturais refletem relações análogas existentes na estrutura semântica” (NEVES, 2007, p. 23) do texto que se constrói. Trabalhar-se-á com a noção de que as construções linguísticas que se disponibilizam para nós são determinadas pelos usos a que as sujeitamos, isto é, os sentidos que queremos construir auxiliam na configuração dos recursos linguísticos. Com base na LSF, analisaremos a variação funcional dos textos (gêneros), o modo como eles se diferenciam e as possíveis motivações para tais diferenças. Especificamente, verificaremos o modo como a linguagem funciona na construção dos textos (sequências textuais – se são argumentativas, descritivas, narrativas), o que determina grandemente os significados textuais. Conforme Halliday, “a natureza da língua está intimamente relacionada com as necessidades que lhe impomos, com as funções que deve servir.” (1976, p. 141).
Downloads
Article Details
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.