ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo relata minhas experiências acadêmicas com Darcilia Simões desde que, como minha orientadora, apresentou-me à Semiótica. Abordo como o estudo da Teoria da Iconicidade Verbal de Simões contribui para que as aulas de gramática, estudo do léxico e interpretação de texto sejam mais significativas para os alunos, sem, no entanto, enchê-los de nomenclaturas e teorias exaustivas e desnecessárias. A semiótica, com foco na Teoria da Iconicidade Verbal, portanto, tornou-se cerne de minha pesquisa em linguagem verbal e não verbal, usadas na aplicação e sistematização das potencialidades do signo. No artigo, relato algumas de minhas investigações no campo semiótico, apresentando alguns modelos de análise dos textos literários com o fim na sala de aula do ensino médio.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.