ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA

Conteúdo do artigo principal

Rosane Reis de Oliveira

Resumo

Este artigo relata minhas experiências acadêmicas com Darcilia Simões desde que, como minha orientadora, apresentou-me à Semiótica. Abordo como o estudo da Teoria da Iconicidade Verbal de Simões contribui para que as aulas de gramática, estudo do léxico e interpretação de texto sejam mais significativas para os alunos, sem, no entanto, enchê-los de nomenclaturas e teorias exaustivas e desnecessárias. A semiótica, com foco na Teoria da Iconicidade Verbal, portanto, tornou-se cerne de minha pesquisa em linguagem verbal e não verbal, usadas na aplicação e sistematização das potencialidades do signo. No artigo, relato algumas de minhas investigações no campo semiótico, apresentando alguns modelos de análise dos textos literários com o fim na sala de aula do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, Rosane Reis de. ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 37, n. 37, 2021. DOI: 10.12957/seminal.2021.59237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59237. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões)