PORQUÊ SEMPRE O MAR? A SIMBOLOGIA DA ÁGUA, DO BARCO E DA PRAIA COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO INTERTEXTUAL ENTRE CECÍLIA MEIRELES, GLÓRIA DE SANT’ANNA E SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

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Maria Rosaria Corvino

Resumo

A presença recorrente da água na poesia de Cecília Meireles, Glória de Sant’Anna e Sophia de Mello Breyner é o ponto de partida da análise comparativa desenvolvida neste artigo, no qual se propõe uma leitura simbólica e temática das líricas ligadas à ocorrência de três elementos: barco, praia, areia (e outras entidades como animais, conchas e despojos do mar). Assim, com a intenção de procurar as declinações poéticas destes elementos, destacaremos nove poemas para análise, nos quais se pretende explorar o uso da metáfora da viagem por mar e a transição entre dois elementos, terra e água. A atividade poética das autoras é realizada em três paisagens geográficas e sociais diferentes – Brasil, Moçambique e Portugal – nas quais elaboram temas comuns como a fugacidade do tempo e a errância do sujeito lírico, configurando um espaço comum não só na utilização da língua portuguesa, mas também no elemento aquático. Neste sentido, este estudo visa contribuir com a construção de um diálogo intertextual e temático entre as três autoras, tendo em conta os estudos do filósofo Gaston Bachelard sobre a fenomenologia do espaço em poesia e do imaginário literário ligado à água. Barco, praia, areia, criaturas marinhas e despojos do mar são potentes canais metafóricos, capazes de fornecer uma primeira proposta de análise temática ligada à água e aos elementos comuns entre as três autoras. O objetivo é criar um potencial impulso para estudos futuros sobre este e outros carateres comuns na obra poética de Cecília, Glória e Sophia.

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Como Citar
CORVINO, Maria Rosaria. PORQUÊ SEMPRE O MAR? A SIMBOLOGIA DA ÁGUA, DO BARCO E DA PRAIA COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO INTERTEXTUAL ENTRE CECÍLIA MEIRELES, GLÓRIA DE SANT’ANNA E SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 38, 2021. DOI: 10.12957/seminal.2021.58958. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/58958. Acesso em: 6 dez. 2024.
Seção
Escrita de Mulheres: poesia
Biografia do Autor

Maria Rosaria Corvino, Universidade de Lisboa

Maria Rosaria Corvino é doutoranda (2021) em Estudos Portugueses e Românicos (Estudos de Literatura e de Cultura) pela Universidade de Lisboa e mestre (2017) em Estudos Editoriais e Escrita pela Università degli Studi di Roma La Sapienza. Membro da Associação Portuguesa de Literatura Comparada. Atualmente participa ao projeto internacional do Centro de Estudos Domenico Rea (Itália) sobre a presença do escritor Domenico Rea nos países de língua portuguesa, em ocasião do centenário do nascimento. Atualmente trabalha na área da literatura portuguesa e comparada do século XX com ênfase no período entre finais dos anos trinta e finais dos anos setenta.

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-3381-9384;

Cv: https://www.cienciavitae.pt/portal/061E-F680-3168;

Email: mrcorvino@campus.ul.pt.