CASA, CORPO, PALAVRA: SUBVERSÃO ESPACIAL SOB PERSPECTIVA FILOSÓFICA, EM A OBSCENA SENHORA D, DE HILDA HILST

Conteúdo do artigo principal

Ana Yanca da Costa Maciel

Resumo

Para demonstrar a subversão no espaço da casa, corpo e palavra, a partir das imagens poéticas tecidas pela personagem Hillé, em A obscena senhora D ([1982] 2001), de Hilda Hilst (1930-2004), optou-se pela terminologia da Topoanálise de Gaston Bachelard, em A poética do espaço ([1957] 1988), cuja perspectiva privilegia a vivência do espaço para além da objetificação. Para complementar o estudo da casa, usou-se os estudos de Elódia Xavier (2012), por se tratar de uma narrativa de autoria feminina, demonstrando que a protagonista da trama reconfigura o espaço doméstico, pois não se detém às tarefas comumente atribuídas à mulher. Desta maneira, usa-se como apoio a filosofia feminista, tendo como referência Ivone Gebara (2017), para refletir sobre o modo como o corpo feminino foi privado da vida intelectual, por estar enclausurado no espaço doméstico. Nesse sentido, propõe-se que a trama não é esvaziada devido à ausência do cenário descritivo e geográfico em que habita a protagonista, mas todo corpo fala de algum lugar e está em algum lugar. Para isto, usa-se as contribuições de Michel Foucault (1986), em De outros espaços. Sendo assim, defende-se a perspectiva filosófica que compreende o reconhecimento da importância dos afetos ao lado da razão, leitura possível através das personagens no espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MACIEL, Ana Yanca da Costa. CASA, CORPO, PALAVRA: SUBVERSÃO ESPACIAL SOB PERSPECTIVA FILOSÓFICA, EM A OBSCENA SENHORA D, DE HILDA HILST. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 39, 2021. DOI: 10.12957/seminal.2021.58924. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/58924. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Ana Yanca da Costa Maciel, UNIR

Ana Yanca da Costa Maciel é Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários-PPG/MEL da UNIR, campus Porto Velho, com bolsa concedida pela CAPES. Sua trajetória na pesquisa tem como pauta a interseção entre literatura e filosofia, em perspectiva feminista. No ano de 2019, escreveu o projeto, idealizado coletivamente, intitulado Clube das Escritoras de Rondônia, com o objetivo de alavancar a visibilidade da literatura de autoria feminina no cenário cultural rondoniense. Esse projeto foi contemplado, em 2020, com o edital Lei Aldir Blanc, que possibilitou a impressão e distribuição do e-book Primeira Fagulha. Atualmente movimenta o Dossiê LiterAmazônicas, que é um ativismo literário, espaço de partilha para pesquisadoras e escritoras nascidas ou situadas na região Norte do Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9582913386364951 - E-mail: anacmaciel3@gmail.com