VIRGINIA WOOLF E A MULHER INGLESA DO INÍCIO DO SÉCULO XX: PHYLLIS E ROSAMOND À LUZ DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA

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Rita de Cássia Mendes Pereira
Ednelza Magalhães Nunes Duarte da Silva

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar, no conto “Phyllis e Rosamond'', escrito por Virginia Woolf, em 1906, os possíveis interpretativos sobre a mulher de classe média inglesa do início do século XX. A autora tem um projeto de fala que, nesse texto, ela sustenta e organiza por meio do gênero narrativo. Para abordar a sua condição de sujeito da linguagem e suas conexões com os demais sujeitos compreendidos no ato comunicacional, a presente análise se apóia na Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau e, particularmente, na noção de imaginários sociodiscursivos, compreendida como conceito chave para o desvendamento da realidade psicossociohistórica na qual estavam inseridas Virginia Woolf e sua obra. Complementarmente, o estudo toma como referência o quadro sobre os sujeitos da linguagem no modo de organização narrativo, de acordo com a proposição de Machado e Mendes. As autoras propõem diferenciar o sujeito social (Eu comunicante) do escritor, definido como sujeito narrativo. A noção de sujeito narrativo abarca, também, os múltiplos sujeitos da enunciação (narrador e personagens), com identidades discursivas distintas, mas que atuam de forma integrada aos propósitos do Eu comunicante e à concepção idealizada do Tu destinatário. Cada um desses sujeitos compreendidos pela noção de Eu enunciador consubstancia possíveis interpretativos sobre a mulher de classe média na Inglaterra do início do século XX. O jogo de contraditórios, articulado a partir do projeto de fala da escritora, visa, em última instância, desvelar e desconstruir os padrões de dominação próprios às sociedades patriarcais.

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Como Citar
PEREIRA, Rita de Cássia Mendes; SILVA, Ednelza Magalhães Nunes Duarte da. VIRGINIA WOOLF E A MULHER INGLESA DO INÍCIO DO SÉCULO XX: PHYLLIS E ROSAMOND À LUZ DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 40, 2022. DOI: 10.12957/seminal.2021.58632. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/58632. Acesso em: 22 maio. 2025.
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Rita de Cássia Mendes Pereira, UESB

Rita de Cássia Mendes Pereira. Doutorado em História Social pela USP, com Pós-doutorado pela UFBA. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens e do Mestrado Profissional em História da UESB. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8786847939769955

 

Ednelza Magalhães Nunes Duarte da Silva, UESB

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura Educação e Linguagens da UESB. Professora de Língua Inglesa da Secretaria Estadual de Educação - Ba. Interessa-se por estudos sobre a literatura inglesa, com ênfase em Virginia Woolf e escrita feminina. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9391587123206349.