A EXCLUSÃO DA MULHER DO CÂNONE LITERÁRIO INGLÊS: O CASO DE CHARLOTTE DACRE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo, a partir da trajetória traçada por Virginia Woolf, em seu ensaio-novela, Um teto todo seu (1929), delinear as causas que residem na raiz do apagamento da autora gótica Charlotte Dacre do cânone literário inglês. Dacre, assim como diversas escritoras anteriores ao surgimento do romance no cenário da literatura inglesa no século XVIII, chega à contemporaneidade com um nome obscuro e pouco conhecido. Por trás desse esquecimento parece existir uma força gerada no cerne de uma sociedade patriarcal que ora enclausura a mulher em uma vida doméstica e privada e ora lhe interdita o saber, de modo que os textos que ela poderia produzir deveriam corresponder a essa realidade. Na contramão dessa expectativa, Charlotte Dacre afasta-se de uma escrita considerada feminina quando, em suas obras, dá vida e palco central a mulheres violentas e predadoras sexuais. Consequentemente, os seus textos foram duramente criticados e preteridos por uma crítica especializada de cunho sexista e moralista. A fim de traçar a importante contribuição da autora não somente para a poética gótica, mas também a maneira como alimentou o imaginário de autores por vir, este trabalho se insere na tentativa de lançar luz sobre a sua vida e obra. Assim, aborda, com fins introdutórios, os seus romances e alguns de seus versos, sobretudo aqueles alimentados por mulheres fatais e por inclinações sádicas. Por fim, pretende-se, a partir dessa incursão, redimir o silêncio crítico histórico sobre a autora, de modo a reinscrevê-la nos círculos literários atuais, bem como atualizar a discussão crítica ao redor de suas obras.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.