MULHERES E A APROPRIAÇÃO DO LUGAR DE AUTORIA NO PIAUÍ NO FINAL DO SÉCULO XIX E PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O final do século XIX e as primeiras décadas do século XX foi um período de transição na sociedade brasileira, caracterizado por transformações de caráter social, político e cultural. Nesse contexto, as mulheres se apropriaram da escrita de caráter público, na imprensa e na literatura, e utilizavam esses veículos de comunicação como forma de reivindicar a ampliação da atuação feminina na sociedade. Esse texto procura refletir sobre o processo de apropriação feminina dos lugares de autoria, utilizando como fontes textos publicados em periódicos como Borboleta (1906); O Piauí (1926) e as obras Flores Incultas (1875) de autoria de Luiza Amélia de Queiroz e Fases do meu passado (1983) de Lili Castelo Branco. Essa análise se pautou em autores como Michel Foucault, Nicolau Sevcenko e Norma Telles que auxiliaram na percepção da literatura como um espaço de prestígio e poder, sobretudo, no período em questão.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.