A MULHER NEGRA NA ENUNCIAÇÃO LITERÁRIA
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Abstract
Esse artigo tematiza a escrita da mulher negra na enunciação literária brasileira contemporânea e examina o discurso literário de autoria de Geni Guimarães, considerando a escrita literária feminina, as estratégias linguístico-discursivas de subjetividade enunciativa e a condição da mulher negra, cuja identidade étnico-racial e de gênero foi apagada historicamente. Partimos do pressuposto de que seja possível mobilizar uma interdisciplinaridade entre a Linguística e a Literatura, a fim de ressaltar a identidade enunciativa da mulher negra que, em A Cor da Ternura, recortada no discurso Metamorfose, provoca um entrecruzamento de vida pessoal com os ressentimentos de uma exclusão étnico-racial de sua condição de negra e mulher e os efeitos estético-artísticos da inscrição de uma imagem autoral no discurso literário. Inserimos nossa investigação no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (AD), nas perspectivas enunciativo-discursivas de Maingueneau (2018), que postula uma Análise do Discurso Literário. Embora Maingueneau não entenda o discurso literário como um rótulo estável, esse empreendimento epistemológico permite-nos compreender a enunciação literária como um evento discursivo, que projeta um enunciador feminino, que se posiciona, para escancarar uma realidade social problemática. Os resultados da pesquisa mostram-nos que o lugar de fala, de onde a mulher negra enuncia, ostenta a cor da pele e reflete tensões, que resultam das condições sócio-histórico-culturais brasileiras. Além disso, a análise Metamorfose, selecionada como corpus revela um sujeito autoral feminino ligado a um posicionamento identitário no campo da Literatura, para relatar uma experiência intelectual e subjetiva da vida da mulher negra brasileira.
Palavras-chave: Geni Guimarães; Discurso literário; Mulher negra; Autoralidade; Enunciação literária.
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