O GÓTICO DE MME CHRYSANTHÈME: CRIMES E MENTES PERTURBADAS EM A MULHER DOS OLHOS DE GELO (1935)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende contribuir para os estudos voltados à escritora carioca Cecília Bandeira de Melo Rebelo de Vasconcelos (1870-1948), que escrevia sob o pseudônimo Mme Chrysanthème ou apenas Chrysanthème. Propomos uma leitura de sua novela A mulher dos olhos de gelo (1935) sob a perspectiva do Gótico literário. Nosso objetivo é analisar como Chrysanthème utiliza o Gótico para 1) narrar uma trama centrada em um crime; e 2) criar perfis de personagens mentalmente perturbados, afetados pela religião e por transgressões cometidas no passado. Ao adotarmos essa perspectiva, buscamos, também, ressaltar a importância da obra dessa escritora para a literatura feminina brasileira novecentista.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.