O GÓTICO DE MME CHRYSANTHÈME: CRIMES E MENTES PERTURBADAS EM A MULHER DOS OLHOS DE GELO (1935)

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Araujo dos Santos
Lais Alves

Resumo

Este artigo pretende contribuir para os estudos voltados à escritora carioca Cecília Bandeira de Melo Rebelo de Vasconcelos (1870-1948), que escrevia sob o pseudônimo Mme Chrysanthème ou apenas Chrysanthème. Propomos uma leitura de sua novela A mulher dos olhos de gelo (1935) sob a perspectiva do Gótico literário. Nosso objetivo é analisar como Chrysanthème utiliza o Gótico para 1) narrar uma trama centrada em um crime; e 2) criar perfis de personagens mentalmente perturbados, afetados pela religião e por transgressões cometidas no passado. Ao adotarmos essa perspectiva, buscamos, também, ressaltar a importância da obra dessa escritora para a literatura feminina brasileira novecentista.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos, A. P. A., & Alves, L. (2021). O GÓTICO DE MME CHRYSANTHÈME: CRIMES E MENTES PERTURBADAS EM A MULHER DOS OLHOS DE GELO (1935). Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58298
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Ana Paula Araujo dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Ana Paula Araujo dos Santos é doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UERJ. É bolsista CAPES, membro do grupo de pesquisa “Estudos do Gótico” (CNPq) e integrante do GT “Vertentes do Insólito Ficcional”. É autora da dissertação O Gótico feminino na Literatura Brasileira: um estudo de Ânsia eterna, de Júlia Lopes de Almeida (2017) e coorganizadora do livro As Artes do Mal: Textos Seminais (2018), publicado em conjunto com o Prof. Dr. Júlio França. E-mail para contato: ana_ads@hotmail.com.