MOTIVAÇÕES PARA UMA REVISITAÇÃO DE ÁFRICA: CONTRIBUTO NO FEMININO PARA A LITERATURA (PÓS-)COLONIAL

Conteúdo do artigo principal

Sandra Isabel Marques

Resumo

No campo literário, a forma como homens e mulheres escrevem foi provocando várias reflexões seminais cuja base de argumentação recai nas respetivas escolhas a nível das temáticas, perspetivas, personagens ou cenários. Dessas escolhas emergem vozes distintas que se encontram em contraponto em múltiplos aspetos. No entanto, essas vozes não têm de ser anuladas ou categorizadas como melhores ou piores, superiores ou inferiores, em virtude do sexo dos respetivos autores. Trata-se de discursos polifónicos e independentes, que coexistem no sistema literário e que devem encontrar harmonia na sua complementaridade. Também na literatura (pós-)colonial é preciso reconhecer e respeitar o contributo da mulher escritora através do estudo das suas obras e das temáticas que elegem, os quais preenchem os vazios deixados pela versão oficial da História.

Interessou, então, através de um corpus escrito por mulheres, que viveram, elas próprias, experiências (pós-)coloniais, tornar mais plurais e diversas as perspetivas (pós-)coloniais, comummente dominadas pela voz literária masculina, considerando processos de memória e esquecimento. Interessou não só perceber o porquê do pacto tácito de silêncio em torno da queda do império português e as motivações que estiveram na base do esquecimento da figura do retornado, como também se pretendeu clarificar os seus processos de acolhimento e de receção e desconstruir os discursos anticolonialistas em torno da sua figura. A questão da objetificação da mulher e o menosprezo pelos seus direitos foram também abordados.

Detalhes do artigo

Como Citar
Marques, S. I. (2021). MOTIVAÇÕES PARA UMA REVISITAÇÃO DE ÁFRICA: CONTRIBUTO NO FEMININO PARA A LITERATURA (PÓS-)COLONIAL. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58284
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Sandra Isabel Marques, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos, especialidade Literatura e Cultura – Estudos Comparatistas. Membro colaborador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Áreas de interesse: Literatura Comparada, Literatura de Língua Portuguesa,  Literatura Africana, (Pós-)Colonialismo, Questões de Género.