MOTIVAÇÕES PARA UMA REVISITAÇÃO DE ÁFRICA: CONTRIBUTO NO FEMININO PARA A LITERATURA (PÓS-)COLONIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No campo literário, a forma como homens e mulheres escrevem foi provocando várias reflexões seminais cuja base de argumentação recai nas respetivas escolhas a nível das temáticas, perspetivas, personagens ou cenários. Dessas escolhas emergem vozes distintas que se encontram em contraponto em múltiplos aspetos. No entanto, essas vozes não têm de ser anuladas ou categorizadas como melhores ou piores, superiores ou inferiores, em virtude do sexo dos respetivos autores. Trata-se de discursos polifónicos e independentes, que coexistem no sistema literário e que devem encontrar harmonia na sua complementaridade. Também na literatura (pós-)colonial é preciso reconhecer e respeitar o contributo da mulher escritora através do estudo das suas obras e das temáticas que elegem, os quais preenchem os vazios deixados pela versão oficial da História.
Interessou, então, através de um corpus escrito por mulheres, que viveram, elas próprias, experiências (pós-)coloniais, tornar mais plurais e diversas as perspetivas (pós-)coloniais, comummente dominadas pela voz literária masculina, considerando processos de memória e esquecimento. Interessou não só perceber o porquê do pacto tácito de silêncio em torno da queda do império português e as motivações que estiveram na base do esquecimento da figura do retornado, como também se pretendeu clarificar os seus processos de acolhimento e de receção e desconstruir os discursos anticolonialistas em torno da sua figura. A questão da objetificação da mulher e o menosprezo pelos seus direitos foram também abordados.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.