MEMÓRIAS ESGARÇADAS, ESPAÇOS VAZIOS, SUJEITOS DIASPÓRICOS: REFLEXÕES SOBRE PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Main Article Content
Abstract
RESUMO: Conceição Evaristo é uma escritora negro-brasileira que se destaca por ter uma escrita perpassada pela confrontação de categorias como cor, etnia, gênero e identidade. Na e pela articulação dessas categorias, representações ficcionais de um mundo possível diaspórico adquirem contornos e geram um campo interdiscursivo em que personagens negras subalternas inserem-se em espaços e vivências diferenciados. Ponciá Vicêncio (2003) é uma narrativa que retoma o passado da personagem-título em confrontação com um presente desesperançoso. Esse processo de ressignificação está em paralelo com os diferentes espaços em que ela vive. A partir da análise dos processos compositivos da personagem, é possível refletir a invisibilidade desta está ligada à formação simbólica, social e psicológica da comunidade negra no Brasil.
Downloads
Article Details
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.