A ESCRITA DA AUSÊNCIA EM A CHAVE DE CASA: PERFORMATIVIDADE DA VOZ NARRATIVA

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Paulo Alberto da Silva Sales

Abstract

Desenvolve-se uma leitura do romance A chave de casa (2007), de Tatiana Salem Levy, no intuito de evidenciar como a voz autodiegética – ao adotar tanto a focalização interna fixa quanto a variável e a múltipla – articula ausências de escrita, seja no nível estrutural (por meio da fragmentação, digressão, metaficção) e/ou no entrelaçamento dos eixos narrativos que compõem o enredo. Por se tratar de uma autoficção, a diegese de Levy difere-se de uma autobiografia e de um romance autobiográfico por apresentar uma escrita performática e ambígua que coloca em xeque os limites de representação do eu ao forjar elementos autobiográficos. Além disso, a narradora-protagonista se apresenta de forma desterritorializada, multi-identitária e fortemente vinculada aos aspectos “estritamente reais” de Tatiana Salem Levy. Tais biografemas são arquitetados por uma linguagem especular que pulsa no desejo de revelar a verdade textual. Para tanto, nos valemos dos estudos de Barthes (1999; 2004; 2010), Blanchot (1987; 1997; 2013), Deleuze (2010a; 2010b; 2011), Doubrovsky (1977), Faedrich (2014; 2016), Figueiredo (2013), Foucault (2006; 2010), Gasparini (2008; 2016), Hall (2006), Hutcheon (1984), Klinger (2008; 2012), Lejeune (2014), dentre outros. Dando cabo à leitura, constatamos que as diferentes formas fragmentárias presentes nos eixos do romance convergem entre si no propósito de construir, como quer a instância narrativa, a (ir)realidade fictícia.

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How to Cite
SALES, Paulo Alberto da Silva. A ESCRITA DA AUSÊNCIA EM A CHAVE DE CASA: PERFORMATIVIDADE DA VOZ NARRATIVA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 39, 2021. DOI: 10.12957/seminal.2021.58243. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/58243. Acesso em: 18 sep. 2025.
Section
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Author Biography

Paulo Alberto da Silva Sales, Instituto Federal Goiano Campus Avançado Hidrolândia Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina

Professor de Linguagens no Instituto Federal Goiano Campus Hidrolândia, e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina. Doutorou-se em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2010-2014). Realizou primeiro estágio pós-doutoral também na Universidade Federal de Goiás (2017-2018), sob supervisão da Profa. Dra. Zênia de Faria. Em 2021, desenvolve estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense, sob supervisão da Profa. Dra. Ida Alves e co-supervisão da Profa. Celia Pedrosa. Investiga aspectos da recente poesia brasileira e portuguesa, detendo-se em poéticas situadas entre os anos 1980 ao 2020, bem como se ocupa das teorias e críticas na narrativa brasileira e portuguesa contemporânea relacionados aos seguintes temas: romance contemporâneo, autoficção e suas variantes, poéticas do eu, escritas de si, estratégias da narrativa ficcional (paródia, pastiche, ironia, nouveau roman, metaficção, metaficção historiográfica, nouvelle histoire, romance histórico, novo romance histórico), literatura e história, hibridismo de gêneros, inespecificidade e novos experimentos narrativos do século XXI. Apresenta, ainda, interesse na área de ensino de literatura e, especificamente, em letramento literário, área na qual há orientações de trabalhos de pós-graduação e publicações sobre o ensino de literatura na educação básica