O USO DE FLUXO DE CONSCIÊNCIA, DISCURSO INDIRETO E FLASHBACKS EM MRS. DALLOWAY

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Cíntia Carla Moreira Schwantes
Amanda Cavalcante Pereira

Resumo

O trabalho consiste em apresentar como os recursos textuais de fluxo de consciência, discurso indireto e flashbacks se organizam e constroem a estrutura de Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf (1925). A pesquisa se organizou como levantamento bibliográfico da fortuna crítica sobre o corpus e textos teóricos sobre fluxo de consciência e discurso indireto, os conceitos utilizados na interpretação do romance. Através de revisão bibliográfica sobre a técnica de escrita utilizada pela autora em sua obra, foi possível compreender como a estética da obra foi desenvolvida por meio desses recursos e os porquês da utilização dos mesmos. Por meio da fortuna crítica da obra foi possível compreender como o fluxo de consciência e flashbacks são utilizado em Mrs. Dalloway, indicado pelo discurso indireto da narradora como guia para o leitor. A estética construída por tais recursos permite apresentar simultaneamente vários tempos e espaços, assim como nas obras visuais cubistas. Por fim, pode-se compreender que tais ferramentas foram utilizadas pela autora também como uma forma de apresentar sua própria perspectiva do que é a realidade

Detalhes do artigo

Como Citar
Schwantes, C. C. M., & Pereira, A. C. (2022). O USO DE FLUXO DE CONSCIÊNCIA, DISCURSO INDIRETO E FLASHBACKS EM MRS. DALLOWAY. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58235
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Cíntia Carla Moreira Schwantes, UnB

Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (1981), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul /Indiana University(1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, literatura brasileira contemporânea, Bildungsroman, literaturas estrangeiras modernas e literatura comparada.

Amanda Cavalcante Pereira, UnB

Departamento de Teoria Literária e Literatura. Graduação em Língua Inglesa e Respectiva Literatura em andamento na Universidade de Brasília. Atualmente pesquisadora através de projeto de iniciação científica sobre Virginia Woolf e Jane Austen na área de literatura, além de pesquisar sobre nomes oficiosos no campo da Antroponímia brasileira na área de linguística.