PARA UMA “RE-VISÃO” DA CRÍTICA LITERÁRIA DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA: O SUBLIME FEMINISTA NO CONTO “AMOR”, DE CLARICE LISPECTOR

Conteúdo do artigo principal

Marcus Vinícius de Oliveira Mitre
Rosana Cássia dos Santos

Resumo

Neste artigo pretendemos desenvolver uma análise do conto “Amor”, de Clarice Lispector, que compõe a coletânea Laços de Família (1960), intentando contribuir para a reflexão acerca da crítica literária feminista. Ancorada pela noção de sublime feminino, proposta por Barbara Freeman e retomado por Rosana Cássia Kamita nos termos de um sublime feminista, buscamos compreender como, partindo deste conto em particular, Clarice Lispector trabalha nos limites da representação e propõe desafios à crítica, apontando, nos termos de Adrienne Rich, para a necessidade de uma “re-visão” dos moldes literários canônicos, considerados androcêntricos, e apontando, consequentemente, para uma desestabilização da crítica literária tradicional e para a necessidade de construir um outro olhar para a leitura e compreensão da literatura de autoria feminina.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mitre, M. V. de O., & Santos, R. C. dos. (2021). PARA UMA “RE-VISÃO” DA CRÍTICA LITERÁRIA DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA: O SUBLIME FEMINISTA NO CONTO “AMOR”, DE CLARICE LISPECTOR. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58217
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Oliveira Mitre, UFSC

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLit/UFSC) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal/Programa de Demanda Social (CAPES/DS) (2019-2021). Integra o Núcleo Literatual – Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade.

Link para o currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6486536861601189

Rosana Cássia dos Santos, UFSC

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora associada na mesma universidade, atuando na Graduação em Letras do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV/UFSC) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura PPGLit/UFSC). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2.

Link para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2499019809837384