GUARDIÃS DO PASSADO: A POESIA COMO SALVAGUARDA DA MEMÓRIA DO PACÍFICO NA ANTOLOGÍA DE MUJERES POETAS AFROCOLOMBIANAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A poesia afro que nasce na costa do Pacífico colombiano está ancorada nas mulheres que salvaguardam em suas narrativas o passado de seus povos e desafiam o silenciamento a que foram historicamente submetidas pelo sistema-mundo patriarcal e racista de Occidente. Esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, visa identificar os elementos da memória coletiva (NORA, 1993; CANDAU; 2018) das comunidades negras do Pacífico colombiano presentes na Antologia de Mulheres Poetas Afro-Colombianas (2010), a mais “abrangente e completa” compilação de escritoras afro-colombianas do último século. Nesse sentido, focaremos nosso olhar em analisar, a partir das teorias de N'gom (2015) e Freja de la Hoz (2010), como as poetas reescrevem a história de suas comunidades e usam a literatura como método de ‘re-existência’ que ajuda a fertilizar novos discursos de identidade sobre o que significa ser ‘Afro-Pacífico’. Além disso, o texto examina como, em diálogo com o feminismo negro (LUGONES, 2018; AKOTIRENE, 2019), as ‘autoras-povo’ denunciam em seus versos as opressões do sistema sexo/gênero que ainda subjuga as feminilidades da diáspora africana.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.