OBEDIÊNCIA DISSIMULADA: uma discussão sobre a Alice alternativa de Juliana Horatia Ewing

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Magri da Rocha
Cleide Antonia Rapucci

Resumo

Os romances Alice’s Adventures in Wonderland (1865) e Through the Looking-Glass and What Alice Found There (1871), ambos de autoria de Lewis Carroll (1831-1898), tiveram êxito estrondoso desde o momento de seu lançamento. Conforme relata Carolyn Sigler (2015), os livros já figuravam entre os favoritos das crianças vitorianas no final do século XIX e, hoje, configuram-se como as obras mais citadas depois da Bíblia e das peças de Shakespeare. Seu sucesso inicial foi imediatamente sucedido por uma diversidade de hipertextos que responderam e celebraram os livros de Carroll. Dentre eles, destaca-se o conto “Amelia and the Dwarfs”, de autoria de Juliana Horatia Ewing (1841-1885) e publicado em 1870, na Aunt Judy’s Magazine, revista dedicada ao público infantil. Este artigo busca fornecer uma possibilidade de leitura dessa obra, sobretudo a partir de seu discurso de duas vozes (GILBERT; GUBAR, 2020): se, superficialmente, a narradora apresenta uma história consonante à moralidade que marcava as histórias infantis da época; numa camada mais profunda, manifesta-se uma protagonista que vence as desventuras através de sua sagacidade e capacidade de dissimulação. Justifica-se esta contribuição a partir dos pressupostos da crítica feminista, que busca redescobrir escritoras não-canônicas e propor novas leituras de textos considerados menores ou de pouca importância na história da literatura (PAUL, 1997).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MAGRI DA ROCHA, Guilherme; RAPUCCI, Cleide Antonia. OBEDIÊNCIA DISSIMULADA: uma discussão sobre a Alice alternativa de Juliana Horatia Ewing. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 40, 2022. DOI: 10.12957/seminal.2021.58087. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/58087. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Guilherme Magri da Rocha, UNESP/Assis

Possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Atualmente, é doutorando em Letras pela mesma instituição, junto à linha de Literatura Comparada e Estudos Culturais e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura de autoria feminina, literatura infantil e crítica cognitiva, gênero como categoria de análise, vanguardas e modernismo e literaturas de língua inglesa de modo geral. Como pesquisador visitante, conduziu pesquisa na Texas A&M University (Estados Unidos). É membro dos grupos de pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas e Leitura e Literatura na Escola e da International Research Society of Children?s Literature (IRSCL), tendo participado do programa de mentoria promovido pela associação, junto à Middlesex University (Inglaterra). Suas pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Bolsas de Estágio de Pesquisa no Exterior foram financiadas pela FAPESP. Tem experiência como professor do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior, tendo lecionado no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? e na Universidade Estadual do Norte do Paraná, atuando nas frentes de ensino de língua, literatura e cultura inglesa, metodologias de pesquisa e formação do profissional de Letras. Também é revisor gramatical (português e inglês) e trabalha com tradução/versão (inglês-português-inglês) para clientes particulares. Contato: guilherme.magri@unesp.br. (Fonte: Currículo Lattes)

Cleide Antonia Rapucci, UNESP/Assis

Possui graduação em Letras Português /Inglês pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP (1983), Mestrado em Inglês ( Master of Arts) pela Duquesne University, Pittsburgh, E.U.A. (1986) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Assis (1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor (nível 2) do Departamento de Letras Modernas da FCL- UNESP- Assis, onde leciona desde 1990. Na Graduação em Letras, é responsável pela disciplina de Literaturas de Língua Inglesa. Docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Instituição, orienta Mestrado e Doutorado na área de literatura de autoria feminina e crítica feminista. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Angela Carter, literatura inglesa, tradução literária, feminismo e personagem feminina. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da FCL-UNESP-Assis, de maio de 2007 a maio de 2013 e chefe do Departamento de Letras Modernas de 2016 a 2019. É autora do livro "Mulher e Deusa: a construção do feminino em Fireworks de Angela Carter", publicado pela EDUEM, Maringá, em 2011. É tradutora juramentada no idioma inglês. É membro do GT da ANPOLL, "Vertentes do insólito ficcional". Atualmente é vice-chefe do Departamento de Letras Modernas e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras (Fonte: Currículo Lattes)