RACISMO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO HÍBRIDO EM AUTOBIOGRAFIA DE UM EX-NEGRO, DE JAMES WELDON JOHNSON
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Autobiografia de um ex-negro, de James Weldon Johnson (1871-1938) perpassa o período da segunda metade do século XIX (o momento posterior à Guerra Civil dos EUA [1861-1865]) e vai até o início do século XX. A obra narra a história de um personagem anônimo em um entrelugar de culturas e espaços, vivenciando desde a infância as crueldades das questões étnico-raciais. Essa problemática é tão latente que leva o protagonista a sofrer constantes processos de fragmentação e hibridismo cultural. Em virtude da relevância dessa obra, este trabalho busca analisar o processo de construção identitária do seu narrador-personagem, sendo que, essa constituição se dá frente aos constantes deslocamentos dele pelos espaços geográficos, emocionais e interespaços identitários. Esse trânsito por distintos espaços leva o narrador a uma transformação de subjetividade, representada pela transição de “negro a ex-negro”. Além disso, a questão identitária revela o processo de formação de um sujeito híbrido e multicultural. Assim, convém esclarecer que esse viés interpretativo guarda uma tangível relação com a segregação racial. Intenta-se demonstrar como a questão racial nos Estados Unidos foi pautada por muitas décadas desde aquela época por princípios de violência e objetificação direcionadas aos negros por meio de políticas respaldadas pelo sistema político e judiciário estadunidense. Antes do aprofundamento dessas questões, é apropriado elencar informações sobre o escritor, o romance e o movimento da Renascença do Harlem. Para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho utiliza como aporte crítico-teórico as contribuições de Bonnici (2009), Hall (1998 e 2003), Said (2003), dentre outros (as).
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.