NAUFRÁGIO: METÁFORA DA EXISTÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Lucia Helena

Resumo

O artigo leva em consideração o tema do naufrágio como extensão da viagem em seu papel de conductor de uma  concepção da existência. A partir deste ponto de vista teórico, estuda as relações de mobilidade cultural presente na história de vida dos personagens nucleares do romance O náufrago, de Thomas Bernhardt (1983): o narrador não nomeado, Wertheimer e Glenn Gold.

Detalhes do artigo

Como Citar
Helena, L. (2019). NAUFRÁGIO: METÁFORA DA EXISTÊNCIA. Caderno Seminal, 32(32). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.38338
Seção
Dossiê: Deslocamentos espaciais ou culturais e sua representação ficcional
Biografia do Autor

Lucia Helena, Universidade Federal Fluminense

Lucia Helena é Professora Titular da UFF (Aposentada), Professora Adjunto da UFRJ (Aposentada), Pesquisadora de Produtividade Nível 1-A do CNPq.  Doutora em Teoria da Literatura pela UFRJ (1983); Pós-Doutora em Literatura Comparada pela Brown University, 1989); Além de ter publicado inúmeros artigos em revistas nacionais e internacionais (Portugal, Estados Unidos, Hungria) e inúmeros capítulos de livros no Brasil e no Exterior (Europa, Estados Unidos) , é autora, dentre outros, dos livros: Uma literatura antropofágica; Totens e tabus da modernidade brasileira, Prêmio Sociedade Paulista de Criticos de Arte de ensaio), Nem musa, nem medusa, A solidão tropical, Ficções do Desassossego, Náufragos da Esperança, e uma Literatura Inquieta, este de parceria com Paulo César de Oliveira.