DESLOCAMENTOS IDENTITÁRIOS E NOMEAÇÃO NO ROMANCE CIRCLE OF AMBER
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A nomeação e as renomeações são recursos importantes para a representação literária dos movimentos migratórios e as mudanças de identidade do sujeito migrante.Tendo isto em vista, analisam-se, neste artigo, os deslocamentos identitários que são indiciados ou fomentados pelos nomes de alguma das personagens do romance Circle of Amber escrito pela lituana-australiana Jura Reilly e publicado em 2016.Após apresentação da autora e do romance com um todo, analisa-se um recorte que foca as nomeações de quatro personagens: Ella, Algimantas Kelmas, Ernestas e Gaila. A análise apresentada mostra os deslocamentos indiciados pela renomeação, os quais ocorrem por apagamento voluntário ou imposto da origem étnica dos nomeados, assédio moral relacionado com trocadilhos com o nome, e também por convergência entre o significado do nome e as características da personagem ou com o seu destino.A análise também mostra que, apesar da confirmação da caracterização da personagem pelo significado etimológico do nome ser um recurso clássico em romances de língua inglesa, esse recurso também tem relação com as crenças lituanas sobre os nomes de pessoa.Por focar os nomes próprios de personagens ficcionais, a pesquisa apresentada nesta artigo se insere na Antroponomástica Literária, campo da Onomástica na qual os estudos linguísticos se unem aos literários em perspectiva interdisciplinar.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.