ENTRE A ÁFRICA E A EUROPA: DESLOCAMENTO E FRAGMENTAÇÃO IDENTITÁRIA EM A MENINA ÍCARO, DE HELEN OYEYEMI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: A literatura pós-colonial, enquanto campo de estudos que investiga os problemas causados pelo imperialismo europeu, tem representado a dificuldade de localização cultural e identitária do sujeito pós-colonial. Nessa perspectiva, o objeto de análise escolhido para este trabalho é A Menina Ícaro, da escritora nigeriana-inglesa Helen Oyeyemi. A protagonista, Jessamy, é uma menina negra inglesa, filha de pai inglês e mãe nigeriana. Ela transita entre as culturas inglesa e nigeriana, sentindo-se deslocada em ambas. Assim, elegemos como objetivos deste estudo a investigação das questões de identidade cultural e deslocamento da protagonista em relação à África e à Europa, ressaltando a fragmentação identitária por ela apresentada. Para tanto, buscamos apoio teórico para o estudo de questões como identidade, deslocamento e migrância, principalmente no pensamento de Helena Callai (2004) e Stuart Hall (2005; 2003). Já sobre identidade migrante e fragmentação identitária partimos do pensamento de autores como: Pierre Ouellet (2012), e Sarah Ilott e Chloe Buckley (2016). Como resultados podemos destacar que: a) Jessamy não tem um lar fixo, já que esse espaço é preenchido tanto pela Nigéria, quanto pela Inglaterra, que têm elementos culturais presentes em sua vida; b) o trânsito entre duas culturas e a falta de vínculos identitários sólidos, leva a protagonista à crise identitária; c) como no mito grego de Ícaro, a protagonista é um sujeito em busca do encontro consigo mesma; a tentativa de harmonia com as duas identidades, entretanto, é fato impossível e indefinido no enredo, o que evidencia a complexidade da identidade do sujeito pós-colonial.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.