AS FORMAS PRONOMINAIS TU, VOCÊ E O(A) SENHOR(A) NO PORTUGUÊS FALADO EM CAMETÁ – ESTADO DO PARÁ, EM UMA ABORDAGEM SOCIOFUNCIONALISTA

Main Article Content

Raquel Maria da Silva Costa

Abstract

RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo sobre a alternância das formas pronominais de referência à segunda pessoa, Tu/Você/o(a) Senhor(a), na função de sujeito, no português falado na zona urbana de Cametá/PA. Adota a interface entre a Teoria da Variação e Mudança Linguística e o Funcionalismo linguístico, gerando dessa forma uma abordagem caracterizada no âmbito dos estudos linguísticos de sociofuncionalista. Objetiva analisar o papel de fatores linguísticos e extralinguísticos ou sociais como motivadores do comportamento variável de tu/você/o(a) senhor(a) em função de sujeito. O corpus contém dados de interações face a face de 16 grupos focais, cada qual constituído por 04 sujeitos participantes, sendo um o informante-base, todos cametaenses, estratificados de acordo com a faixa etária (21 a 29 anos e 32 a 42 anos), o sexo/gênero e o nível de escolaridade (médio e superior), totalizando 64 participantes. Na fala dos 16 informantes-base, obtivemos 527 dados de uso de Tu, Você e o(a) Senhor(a), os quais foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados apontaram 307 ocorrências da forma pronominal tu, 182 de você e apenas 38 da forma o(a) senhor(a), o que corresponde, respectivamente, a 58.3%, 34.5% e 7.2%. No âmbito do Sociofuncionalismo, ao avaliarmos a correlação entre variável dependente e variáveis independentes pelo princípio da marcação, verificamos que a forma tu é menos marcada na linguagem cametaense, considerando-se a distribuição de frequência e a complexidade estrutural. A forma você, de menor frequência e maior complexidade estrutural e cognitiva, por isso mais marcada, encontra predileção, nos contextos mais marcados. 

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
SILVA COSTA, Raquel Maria da. AS FORMAS PRONOMINAIS TU, VOCÊ E O(A) SENHOR(A) NO PORTUGUÊS FALADO EM CAMETÁ – ESTADO DO PARÁ, EM UMA ABORDAGEM SOCIOFUNCIONALISTA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 30, n. 30, 2018. DOI: 10.12957/cadsem.2018.33079. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/33079. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
A CENTRALIDADE DA VARIAÇÃO E A GRADUALIDADE DA MUDANÇA LINGUÍSTICA NA LÍNGUA EM USO
Author Biography

Raquel Maria da Silva Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

ESTUDOS LINGUISTICOS - DESCRIÇAO E ANALISE DA LINGUA