AQUISIÇÃO DE ORAÇÕES RELATIVAS NO PB EM CONTEXTO DE INPUT VARIÁVEL

Main Article Content

Christina Abreu Gomes
Ana Cristina Baptista de Abreu

Abstract

Este trabalho focaliza a aquisição de orações relativas por crianças adquirindo o Português Brasileiro em contexto de input variável, considerando os pressupostos da Sociolinguística Variacionista e dos Modelos Baseados no Uso. As relativas infantis iniciais apresentam estruturas mais simples até que as crianças produzam relativas alvo observadas na fala dos adultos, além disso, o processo desenvolvimental é influenciado pela frequência de ocorrência na fala dessas orações e pelo grau de similaridade estrutural com padrões mais recorrentes da língua.  Isto é, as relativas mais frequentes e com a estrutura mais comum na língua são adquiridas primeiro pelas crianças (DIESSEL & TOMASELLO, 2000, 2005; XXXX, data). Considerando que o PB se caracteriza por um processo de mudança das orações relativas (TARALLO, 1986, 1993), nossa hipótese é que a aquisição de relativas também vai refletir a dinamicidade da mudança. A análise de dados de produção espontânea de 23 crianças moradoras da cidade do Rio de Janeiro, componentes da Amostra AQUIVAR/PEUL/UFRJ, mostrou que as relativas infantis refletem a mesma direcionalidade de mudança atestada na fala dos adultos da mesma comunidade de fala, embora contenham características inerentes à fase aquisitiva, (MOLLICA, 2003; XXXX, data). Portanto, estes resultados evidenciam que a aquisição depende não só da frequência das estruturas no input, mas também da similaridade que determinadas estruturas apresentam com outras sentenças da língua, e que as crianças participam da implementação da mudança linguística pelo processo de incrementação (LABOV, 2007, 2010).

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
ABREU GOMES, Christina; BAPTISTA DE ABREU, Ana Cristina. AQUISIÇÃO DE ORAÇÕES RELATIVAS NO PB EM CONTEXTO DE INPUT VARIÁVEL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 30, n. 30, 2018. DOI: 10.12957/cadsem.2018.33012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/33012. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
A CENTRALIDADE DA VARIAÇÃO E A GRADUALIDADE DA MUDANÇA LINGUÍSTICA NA LÍNGUA EM USO
Author Biographies

Christina Abreu Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Linguística e Filologia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNPq - 1D

Áreas de atuação: Sociolinguística: variação e mudança e aquisição da variação socialmente estruturada; aquisição sob a ótica dos Modelos baseados no Uso

Ana Cristina Baptista de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ

Área: Sociolinguística: variação e mudança; aquisição da variação socialmente estruturada