CONSTRUÇÕES COM O VERBO PASSAR: MUDANÇA CONSTRUCIONAL EM PERSPECTIVA FUNCIONAL

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Geisa Maria Jayme Jordão

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos em nossa Tese, so

b a perspectiva da Linguística Funcional, que investigou as construções formadas com o verbo passar pleno, aquele que seleciona argumentos, ex: “... eu passei na roleta do ônibus...” (D&G) e sua migração para passar auxiliar, aquele que acompanha um verbo pleno, constituindo as construções perifrásticas que marcam aspecto inceptivo, ex: “– Como o caso foi levado à Corte, passei a coletar todo tipo de cone...” (RG). Com o intuito de investigar as relações sintático-semânticas das construções com passar, foram determinados quatro subesquemas de análise, sendo três para as construções com passar pleno, nos quais analisamos 314 construções, e um subesquema para as construções perifrásticas com passar auxiliar, em um total de 80 casos. Assim nossos corpora totalizam 394 construções com passar. Visando a uma análise diacrônica, pesquisamos textos dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI, nas seguintes fontes: Corpus Discurso e Gramática (D&G), Corpora do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB), Corpus do Português (CP), Programa Roda Viva (RV) e Revista O Globo (RG). Os corpora foram constituídos por registros da oralidade (D&G) e escritos (PHPB, CP, RG, RV), nos gêneros: entrevistas, cartas e artigos, todos apresentando sequências narrativas.   Os dados foram analisados, a partir de grupos de fatores correspondentes aos subesquemas sintático-semânticos, com o objetivo de acompanhar o pareamento forma ßà função das construções com passar.

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Como Citar
JORDÃO, Geisa Maria Jayme. CONSTRUÇÕES COM O VERBO PASSAR: MUDANÇA CONSTRUCIONAL EM PERSPECTIVA FUNCIONAL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 30, n. 30, 2018. DOI: 10.12957/cadsem.2018.32691. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32691. Acesso em: 15 out. 2024.
Seção
A CENTRALIDADE DA VARIAÇÃO E A GRADUALIDADE DA MUDANÇA LINGUÍSTICA NA LÍNGUA EM USO
Biografia do Autor

Geisa Maria Jayme Jordão, Universidade Federal Fluminense

Professora do Ensino Público (Prefeitura do Rio de Janeiro). Recém doutora pela UFF- Niterói, participante do Grupo Pórus - UFF.