ESTEREÓTIPO, ESTIGMA E PRESERVAÇÃO DE FACES: A REALIZAÇÃO AFRICADA DE OCLUSIVAS ALVEOLARES SEGUIDAS DE GLIDE PALATAL EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DE ARACAJU/SE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Estudos evidenciam que a realização africada de oclusivas alveolares antecedidas por glide palatal é sensível à avaliação social, configurando-se um estereótipo de estigma social. Objetivamos averiguar os efeitos de polidez de uma variante do tipo estereótipo, em contextos de preservação de faces, em uma comunidade de práticas escolares de Aracaju/SE. Para a constituição do corpus, realizamos 32 gravações de interação conduzida em rede social, e 20 gravações de entrevistas sociolinguísticas. A distância social atuou significativamente, pois quanto mais distante os interlocutores, mais procuraram automonitorar-se, o que se reflete no uso da variante africada. O resultado reforça que a variante é um estereótipo de estigma social na comunidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.