A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Muito tem sido discutido sobre a importância da leitura, o baixo rendimento apresentado por estudantes brasileiros, e a literatura infantojuvenil (LIJ) como possibilidade de mudança dessa realidade. A Teoria Social Cognitiva (TSC), explica as dimensões psicológicas da aprendizagem, com base na tríade: homem, ambiente e comportamento. Esse artigo aborda uma pesquisa-ação com um grupo de 12 professoras e 4 coordenadoras. Apresentaram-se estratégias de autorregulação da leitura que foram aplicadas em sala de aula pelas participantes. Após um ano, 3 professoras foram entrevistadas novamente. Resultados indicaram que houve mudanças nas práticas docentes das participantes, e um novo olhar em relação a seleção de obras literárias, que resultaram em maior compreensão leitora dos alunos, engajamento nas aulas e protagonismo em sua aprendizagem.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.