ITINERÁRIOS DO ENSINO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo do artigo principal

Norma Lima

Resumo

Com a finalidade de compreender o atual quadro do ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, foi traçada a sua trajetória a partir das primeiras instituições que o realizaram, no Brasil e em Portugal. Além disso, há o exame da complexa relação que envolve tornar escritos literários em disciplina, na análise das questões  ideológicas que envolvem hegemonia e currículo, com Nilma Lino Gomes e Laura Cavalcante Padilha. O espaço e o não espaço para estas produções também estão dispostos, coadunados com a Lei 10.639/2003

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, Norma. ITINERÁRIOS DO ENSINO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 29, n. 29, 2018. DOI: 10.12957/cadsem.2018.30997. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/30997. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Dossiê: Literaturas de Língua Oficial Portuguesa: desafios contemporâneos
Biografia do Autor

Norma Lima, UERJ-FFP

Professora Adjunta do Departamento de Letras, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Básica, na modalidade Ensino de Língua e das Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Professora permanente do Mestrado em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN), do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e da Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Literários. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)