EMELINA, A LOUCA DE VENTOS DO APOCALIPSE – E O GUIA PARA A FELICIDADE E O SOFRIMENTO...
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo pretende discutir a personagem Emelina do romance Ventos do apocalipse, da moçambicana Paulina Chiziane: uma mulher que enfrenta os horrores da guerra e a opressão da ordem sexista de sua aldeia. É uma personagem apresentada ao leitor como alguém que sonega informações sobre seu estado de alma; não sabemos ao certo a que atribuir sua tristeza e sua melancolia – sabemos apenas que os aldeões a consideram louca, e também que muito desse seu estado de espírito está associado à guerra e à sua condição de mulher no grupo de refugiados. Emelina é uma personagem que oscila entre a tristeza e a loucura, apresentando sempre a fluidez de sua identidade social. Sua caracterização diz muito mais dos medos e das ansiedades de uma mulher do que da guerra em si. Diz também sobre as possibilidades e impossibilidades da felicidade e do sofrimento para as mulheres num espaço em que impera o abuso do poder arbitrário e absoluto dos homens.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.