LITERATURA E AFRODESCENDÊNCIA NO BRASIL: CONDIÇÕES E POSSIBILIDADES DE EMERGÊNCIA DE UM NOVO CAMPO DE ESTUDOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os primeiros registros da literatura de autoria negra no Brasil datam do início da segunda metade do século XIX. Contudo, os estudos críticos que tratam dessa importante vertente literária ganharam força no país somente nas últimas três ou quatro décadas. Se, por um lado, a potencialidade criativa dos afro-brasileiros ficou esquecida ou mesmo tenha sido silenciada durante esse período, por outro, ela revela a subjetividade e a sensibilidade artística dessa camada de nossa população, apresentando-se como uma forma potente de reinvenção da vida e de construção de novas realidades. Levando em consideração essa perspectiva, o presente artigo se propõe a analisar, dos pontos de vista estrutural e conjuntural, quais foram as condições e as possibilidades que propiciaram a emergência dos estudos contemporâneos que tratam da relação entre literatura e afrodescendência no Brasil.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.