A PALAVRA COMO ARMA NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A POESIA ANTICOLONIAL NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A palavra possibilita a reconstrução do passado e a projeção do futuro imaginado. O poeta cicatriza das feridas abertas do passado, mas também relembra, acende e revive o passado para projetar o futuro. Nega o passado reafirmando-o. Esse processo, construído pelo poeta, está recheado de camadas ideológicas. Essa tensão sobre o presente e o passado, em busca do devir, se solidifica a partir da realidade e das contradições sociais. Os poetas que viveram o período das lutas pela independência dos países africanos de língua portuguesa enveredaram sobre os caminhos tortuosos do passado e do presente. Entender a colonização, suas formas de opressão e de dominação, foi o passo inicial para produzir uma literatura que pudesse questionar o espaço colonial. A palavra poética-profética, portanto, foi utilizada como arma na luta pela independência. Este artigo busca refletir sobre a poesia anticolonial e sobre como a literatura pode contribuir nos processos históricos de luta e resistência. Para tanto, alguns poemas - de escritores que viveram no período das lutas pela independência - serão analisados, considerando a construção ética e estética da poesia anticolonial.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.