ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo, a partir do conceito de oralidade, investigar e analisar o livro didático Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental I, considerando as seções intituladas Práticas de oralidade, a fim de verificar se o trabalho com a oralidade se dá em consonância com as teorias propostas ou há incongruências na relação teoria e prática. Para tanto, toma-se como escopo teórico os postulados de Marcuschi (1997, 2001, 2007), Bakhtin (1988, 2011), bem como os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e o Ensino Fundamental de Nove anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010).
This work aims, from the concept of orality, investigate and analyze the textbook Letramento e Alfabetização, the 3rd year of elementary school, considering the sections entitled orality practices in order to verify that the work with the orality is gives in line with the theories proposed or there are inconsistencies in the relationship between theory and practice. Therefore, it takes as a theoretical scope of the postulates of Marcuschi (1997, 2001, 2008), Bakhtin (1988, 2011) and official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) and the Ensino Fundamental de Nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010).
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