O QUE LEEM OS JOVENS PORTUGUESES (8-14 ANOS) NOS TEMPOS LIVRES? UM ESTUDO DE CASO

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Jorge MARTINS
Fernando José AZEVEDO

Abstract

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa levada a cabo no ano letivo 2012/2013, com uma amostra representativa de 30 indivíduos (a frequentar a escolaridade obrigatória entre o 3.º e o 9.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos), de um agrupamento de escolas do distrito de Braga (norte de Portugal). Foi objetivo da pesquisa identificar as obras lidas, de forma voluntária pelos jovens, estabelecer correlações com a seleção por géneros e determinar as influências subjacentes à leitura desses textos. A pesquisa demonstrou que os jovens leem maioritariamente obras do domínio da literatura infanto-juvenil comercial, em complemento a outras de âmbito canônico. Foram igualmente detectadas correlações entre o género dos indivíduos da pesquisa e a seleção de determinadas obras. Finalmente, os agentes que maior influência exercem nos jovens são os pais e os professores, percebidos como mediadores da leitura, por excelência.

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How to Cite
MARTINS, Jorge; AZEVEDO, Fernando José. O QUE LEEM OS JOVENS PORTUGUESES (8-14 ANOS) NOS TEMPOS LIVRES? UM ESTUDO DE CASO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 25, n. 25, 2016. DOI: 10.12957/cadsem.2016.20076. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20076. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
Miscelânia Literatura
Author Biographies

Jorge MARTINS, Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, Universidade do Minho, Portugal

Pós-Doc no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5748563845516849

Fernando José AZEVEDO, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Fernando Azevedo é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação (Mestrado e Doutoramento) nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), integrando igualmente o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura (Portugal). Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Para informação mais detalhada:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2534154027031731