LIVRO DE IMAGEM: POSSIBILIDADES DE LEITURA

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Flávia Brocchetto Ramos

Resumo

Pesquisas acerca de produtos culturais destinados a infância na contemporaneidade incluem o livro literário - modalidade livro de imagem - como um objeto presente nesse universo. Tais obras tendem a ser entendidas como produtos mais fáceis para serem lidos do que títulos de natureza híbrida, estes formados pela articulação da palavra e da ilustração. No entanto, há elementos presentes na formação de livros de imagem que implicam operações mais complexas de leitura, haja vista a ausência de orientação verbal para o entendimento a ser dado às imagens que formam o livro. Assim, tomamos como foco para discussão a obra O tapete voador, de Caulos, selecionada pelo PNBE 2014, a fim de analisar o processo de construção do enredo, priorizando as relações intertextuais. Os sentidos no título emergem, prioritariamente, a partir da presença de dois personagens que permeiam as cenas e ainda de elementos visuais como cores e linhas que se mantêm. A leitura do título pressupõe a articulação de diversos elementos e conhecimentos prévios do leitor para que a concretização se efetive.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ramos, F. B. (2015). LIVRO DE IMAGEM: POSSIBILIDADES DE LEITURA. Caderno Seminal, 23(23). https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.14927
Seção
Dossiê - Literatura Infantil e Juvenil
Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Dr. Letras PUCRS. Pós-doutor Educação UFMG

Dr. Letras PUCRS. Pós-doutor Educação UFMG.

Bolsita Produtividade CNPq.

Membro Comissão Tècnica PNBE 2015.

Pesquisa leitura, literatura e PNBE.