LIVRO DE IMAGEM: POSSIBILIDADES DE LEITURA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pesquisas acerca de produtos culturais destinados a infância na contemporaneidade incluem o livro literário - modalidade livro de imagem - como um objeto presente nesse universo. Tais obras tendem a ser entendidas como produtos mais fáceis para serem lidos do que títulos de natureza híbrida, estes formados pela articulação da palavra e da ilustração. No entanto, há elementos presentes na formação de livros de imagem que implicam operações mais complexas de leitura, haja vista a ausência de orientação verbal para o entendimento a ser dado às imagens que formam o livro. Assim, tomamos como foco para discussão a obra O tapete voador, de Caulos, selecionada pelo PNBE 2014, a fim de analisar o processo de construção do enredo, priorizando as relações intertextuais. Os sentidos no título emergem, prioritariamente, a partir da presença de dois personagens que permeiam as cenas e ainda de elementos visuais como cores e linhas que se mantêm. A leitura do título pressupõe a articulação de diversos elementos e conhecimentos prévios do leitor para que a concretização se efetive.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.