POR UMA TERMINOLOGIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROPOSTA DE UMA BASE DE DADOS TERMINOLÓGICA

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Márcio Sales SANTIAGO
Sabrina Pereira de ABREU

Resumo

Na atual geração da Educação a Distância (EAD), a Internete todas as ferramentas resultantes do desenvolvimento das novastecnologias da informação são meios que permitem a realização dedebates, de trocas de opiniões e de consultas, propiciando a interaçãoentre professores, tutores, alunos e especialistas. Entretanto, sabeseque a interação só é de fato efetiva quando se estabelece umacomunicação eficaz entre os interlocutores, quando há entendimentoentre as partes do discurso. Este é o ponto crucial nos domínios técnicocientíficos,já que estão envolvidos neste âmbito conhecimentosespecíficos expressos através de uma comunicação especializada.No caso da EAD, por ser uma área multidisciplinar e em constantedesenvolvimento, a comunicação é por vezes comprometida, em razãode os termos serem oriundos de diversos campos e de os conceitosainda não estarem totalmente fixados. Neste artigo, propomos umasistematização do léxico da EAD, que significa, em última análise,estudar, sob o paradigma da Terminologia, os termos e os conceitosusados nessa área. Apresentamos os princípios teórico-metodológicostendo em vista a elaboração de uma base de dados que contemple aterminologia da EAD. Tal ferramenta objetiva favorecer efetivamentea interação entre professores, estudantes e demais profissionaisenvolvidos com esta modalidade de ensino, visto que poderãocompartilhar de uma terminologia comum, possibilitando um melhorentendimento do léxico da área.

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Como Citar
SANTIAGO, Márcio Sales; ABREU, Sabrina Pereira de. POR UMA TERMINOLOGIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROPOSTA DE UMA BASE DE DADOS TERMINOLÓGICA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 22, n. 22, 2015. DOI: 10.12957/cadsem.2014.14871. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14871. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
Dossiê - Estudos do Léxico do Português