O LÚDICO NA POESIA PARA CRIANÇAS DE JOSÉ PAULO PAES E DE MANOEL DE BARROS

Main Article Content

Nismária Alves David

Abstract

A partir da relação existente entre poesia e jogo, apontada por Huizinga (1971), este trabalho estuda os livros Poemas para brincar, de José Paulo Paes, e Poeminha em língua de brincar, de Manoel de Barros, com o objetivo de analisar os expedientes linguísticos mobilizados para a composição do caráter lúdico nas referidas obras e, assim, contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos a respeito da lírica contemporânea voltada às crianças, em especial, produzida por esses representativos escritores da literatura brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
DAVID, Nismária Alves. O LÚDICO NA POESIA PARA CRIANÇAS DE JOSÉ PAULO PAES E DE MANOEL DE BARROS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 23, n. 23, 2015. DOI: 10.12957/cadsem.2015.14370. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/14370. Acesso em: 2 may. 2025.
Section
Dossiê - Literatura Infantil e Juvenil
Author Biography

Nismária Alves David, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Curso de Letras do Câmpus de Pires do Rio e no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) do Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas. Pós-Doutoranda do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).