O FILHO E O PAI, O EU E O OUTRO: TEXTOS QUE MUTUAMENTE SE LEEM, MEMÓRIAS E IDENTIDADES QUE DE PARELHA SE TRAÇAM

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Pires de Paula
Silvana Augusta Barbosa Carrijo

Resumo

Contemplando a narrativa juvenil O homem que lia as pessoas (2006) de João Anzanello Carrascoza, pretendemos, por via do presente trabalho, examinar a relevância da memória para a obra em questão e em que medida rememorar influencia a construção identitária do sujeito. Nesta perspectiva, algumas considerações sobre o lugar ocupado pela literatura juvenil nessa problematização serão também consideradas. Com tal propósito, examinamos a obra literária selecionada partindo das reflexões concernentes aos conceitos de memória e identidade desenvolvidos por Woodward (2014), Gagnebin (2006) e José (2012).

Detalhes do artigo

Como Citar
Paula, F. P. de, & Carrijo, S. A. B. (2015). O FILHO E O PAI, O EU E O OUTRO: TEXTOS QUE MUTUAMENTE SE LEEM, MEMÓRIAS E IDENTIDADES QUE DE PARELHA SE TRAÇAM. Caderno Seminal, 23(23). https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.14335
Seção
Dossiê - Literatura Infantil e Juvenil
Biografia do Autor

Fernanda Pires de Paula, Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Possui Graduação em Letras habilitação Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2013). Como parte das atividades da graduação participou de dois projetos de iniciação científica, sendo um na modalidade Prolicen e o outro na modalidade Pibic. No primeiro realizou pesquisa na área de gênero (gender), educação e literatura infantil (2012) e, no segundo, realizou pesquisa na área de poesia e infância, tendo como foco o autor Manoel de Barros (2013). Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu pela mesma entidade desenvolvendo pesquisa com foco nas representações da morte em obras de literatura juvenil brasileiras.

Silvana Augusta Barbosa Carrijo, Professora Orientadora Adjunta da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Professora Adjunta da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística - Regional Catalão - UFG, atuando na Graduação e no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem. É autora de capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais especializados. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre identidades e relações de gênero na literatura juvenil brasileira contemporânea – UNESP/Assis, sob supervisão do Prof. Dr. João Luís Cardoso Tápias Ceccantini, com bolsa de pós-doutorado das agências de fomento CAPES/FAPEG. É membro pesquisadora dos grupos de pesquisa com cadastro no CNPq: LIMES – Literatura e Imaginário, Marginalidade, Estética e Sociedade; Leitura e Literatura na Escola; Dialogus – Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho.