MEDIA EFFECTS: EFEITOS CUMULATIVOS E DE LONGO PRAZO DOS MODELOS TEÓRICOS

Conteúdo do artigo principal

Paula Karini Dias Ferreira AMORIM

Resumo

Este trabalho tem por finalidade contextualizar osestudos dos efeitos da comunicação de massa desde aperspectiva dos efeitos limitados até os efeitos a longo prazoacerca da influência da opinião pública. Apresenta-se umabreve contextualização dos principais modelos teóricometodológicos– agenda-setting, cultivo, efeito de terceirapessoa, priming, framing - que procuram explicar a influênciados meios de comunicação de massa a longo prazo e suasconsequências. Os modelos teóricos atuais que procuramcompreender os fenômenos decorrentes dos efeitos dosmeios de comunicação de massa sobre a opinião pública, aomesmo tempo, ampliam e sedimentam os métodos deinvestigação e o escopo do entendimento desses efeitos naconstrução da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AMORIM, Paula Karini Dias Ferreira. MEDIA EFFECTS: EFEITOS CUMULATIVOS E DE LONGO PRAZO DOS MODELOS TEÓRICOS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 20, n. 20, 2014. DOI: 10.12957/cadsem.2013.12022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12022. Acesso em: 4 out. 2024.
Seção
Tema Livre