A PLURALIDADE SÍGNICA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E A MUDANÇA DAS FORMAS DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO NO WEBJORNALISMO

Conteúdo do artigo principal

Diego Braga TOLEDANO
Claudio Manoel de Carvalho CORREIA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar como as plataformasdigitais influenciam as formas e os meios pelos quais as notícias e asinformações são propagadas, modificando os níveis cognitivos de recepçãoda informação nas redações jornalísticas, na medida em que o uso dedispositivos portáteis propiciam novas possibilidades e potencialidades devisualização da notícia em diferentes linguagens nas plataformas digitais. Alinguagem hipermidiática que emerge no ciberespaço possui a natureza dediferentes signos e linguagens, exigindo uma leitura semiótica dasinformações por meio da integração de fotos, vídeos e textos, ou seja, apartir da união de ferramentas hipermidiáticas que equilibram os níveis dainformação das mídias. Assim, este estudo irá observar a participação dasplataformas digitais na propagação da informação e as formas como estasplataformas, constituídas por diferentes signos e linguagens, podemmodificar a prática jornalística e as formas de recepção da notícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TOLEDANO, Diego Braga; CORREIA, Claudio Manoel de Carvalho. A PLURALIDADE SÍGNICA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E A MUDANÇA DAS FORMAS DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO NO WEBJORNALISMO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 19, n. 19, 2014. DOI: 10.12957/cadsem.2013.11968. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11968. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Tema Livre