A INTERAÇÃO VERBAL EM SALA DE AULA: LEITURAS BAKHTINIANAS SOBRE O LUGAR DA PALAVRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Conteúdo do artigo principal

Agildo S. S. de OLIVEIRA
Vânia Lúcia M. TORGA
Maria D’Ajuda A. RIBEIRO

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral propor umareflexão sobre o lugar da palavra na interação verbal em sala de aula.Duas importantes concepções são discutidas aqui, a palavra e ainteração verbal, além da linguagem. Tais discussões terão apoio nopensamento bakhtiniano e seus pares sobre as categorias citadas. Parao autor russo, a interação é a própria concepção de linguagem,enquanto a palavra é a sua principal mediação. Ainda para Bakhtin,quando interagimos, sempre fazemos isso de um lugar, que é só nosso, e,a partir dele, lançamos nosso olhar sobre o outro permeado de valores,axiologias essas que têm como ponte de transmissão a palavra, que nãopor acaso é considerada o signo ideológico por excelência. É a partir dessavisão que procuramos mostrar essa relação “palavra e interação verbal emsala de aula”, tendo como principais interlocutores professores do ensinobásico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, Agildo S. S. de; TORGA, Vânia Lúcia M.; RIBEIRO, Maria D’Ajuda A. A INTERAÇÃO VERBAL EM SALA DE AULA: LEITURAS BAKHTINIANAS SOBRE O LUGAR DA PALAVRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 19, n. 19, 2014. DOI: 10.12957/cadsem.2013.11962. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11962. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
Dossiê - Português como Língua Estrangeira e Temas Afins