‘Stagnus Ignis’: O Apocalipse reescreve Homero! “horizontes homéricos ” na narração religiosa e mítica de textos e contextos apocalípticos (Ap 20, 14-15)?

Conteúdo do artigo principal

Pedro Paulo Alves dos SANTOS

Resumo

Através da expressão apocalíptica ‘LAGO DE FOGO’, única no Novo Testamentocristão, pode-se ler no texto grego do último livro canônico cristão formas deintertextualidade com as temáticas da aventura homérica da viagem de Odisseuao mundo hádico, aos subterrâneos da Morte e da memória? De que maneira otexto do Apocalipse refere-se ou alude ao evento homérico da superação dasfronteiras dos vivos, em busca da palavra profética, encenando o mito, comopalavra que justifica e torna apta a vida e a prática social em busca de novosefeitos? Pois, se no capitulo 1,18, o protagonista da narração cristão se auto-afirmacomo o Senhor (kyrios), que tem as chaves do Hades, (et vivus et fui mortuus etecce sum vivens in saecula saeculorum et habeo claves mortis et inferni), quesignificado possuiria a alusão do poeta cristão ao mistério do “lago de fogo”(Lymnes tou pyrou), que conclui a narrativa do Cordeiro, como viagem homérica?

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, P. P. A. dos. (2014). ‘Stagnus Ignis’: O Apocalipse reescreve Homero! “horizontes homéricos ” na narração religiosa e mítica de textos e contextos apocalípticos (Ap 20, 14-15)?. Caderno Seminal, 17(17). https://doi.org/10.12957/cadsem.2012.11007
Seção
Dossiê - Literatura Fantástica: Vertentes teóricas e ficcionais do insólito