Considerações sobre a toponímia acreana: as marcas culturais deixadas pelos desbravadores nordestinos em nomes de seringais e colocações

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Melo de SOUSA

Resumo

Neste artigo objetivamos discutir alguns aspectos referentes à toponímia dos seringais e colocações acreanas, num enfoque etnolinguístico. Prioriza-se investigar as marcas da cultura nordestina que possivelmente estejam refletidas nos topônimos selecionados. Essa escolha não é fortuita, uma vez que a história da formação acreana revela, como um de seus principais personagens, o grupo humano (a maior parte proveniente do Ceará) nordestino, que chegou ao território para trabalhar na extração do látex, favorecendo a formação dos seringais, do Estado e da própria cultura do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUSA, Alexandre Melo de. Considerações sobre a toponímia acreana: as marcas culturais deixadas pelos desbravadores nordestinos em nomes de seringais e colocações. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 13, n. 13, 2010. DOI: 10.12957/cadsem.2010.10245. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/10245. Acesso em: 14 dez. 2024.
Seção
Tema Livre