As "fake news" no âmbito das propagandas eleitorais
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Palavras-chave

fake news
propaganda na internet
propaganda política ilícita.

Como Citar

PINHEIRO, Ana Luisa Bandeira; SANTOS, Daniela Melisa Gomes; TARGINO, Harrison Alexandre. As "fake news" no âmbito das propagandas eleitorais. Ballot, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1-2, p. 31–47, 2018. DOI: 10.12957/ballot.2018.66220. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ballot/article/view/66220. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

O presente trabalho objetiva-se a examinar os paradigmas da propaganda política e a influência das notícias falsas durante a campanha eleitoral. A técnica de pesquisa empregada para a elaboração do estudo é bibliográfica, sendo utilizados como dados a legislação pertinente, resoluções, jurisprudência e a doutrina. A investigação possui caráter exploratório-descritivo com uma metodologia de tipo qualitativo, baseada fundamentalmente no método dedutivo. A primeira parte deste destina-se a discorrer sobre a propaganda política e seus tipos; a segunda sobre as fake news e sua repercussão; e por fim, a terceira sobre o direito de resposta na internet decorrente de fake news. Os resultados deste artigo, indicaram a regulação escassa dessa matéria constituindo uma verdadeira mácula ao processo democrático.
https://doi.org/10.12957/ballot.2018.66220
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