CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS DE AULA DE CAMPO EM AMBIENTE NATURAL PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Pedro Henrique Gomes da Silva dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tainá de Oliveira Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tatiana Docile Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Rua Barão de Itapagipe, no 96, Rio Comprido, CEP 20261-005, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/acta.2025.91823

Abstract

Ainda são escassas as experiências formativas que envolvem a construção coletiva de roteiros de aula de campo em ambientes naturais, articulando teoria e prática no próprio espaço educativo. Este trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de licenciandos em Ciências Biológicas por meio da elaboração de roteiros de aulas de campo para o ensino de Ecologia, fundamentados em vivências reais. A atividade foi realizada com estudantes da disciplina Estágio Supervisionado II da UERJ, no Colégio de Aplicação (CAP-UERJ), com aula de campo na Pista Cláudio Coutinho, localizada no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (RJ). Os licenciandos foram divididos em grupos temáticos (ecologia vegetal, fauna, geologia e impactos ambientais), alinhando suas propostas às habilidades EF07CI07 e EF07CI08 da BNCC. A construção dos roteiros incluiu observação direta, registros e socialização entre os participantes. A experiência possibilitou reflexões críticas sobre o uso de ambientes naturais como espaços educativos, ampliando o repertório didático e fortalecendo vínculos entre discentes e docentes. Os resultados evidenciam o potencial das aulas de campo para uma formação docente mais contextualizada, crítica e sensível ao território.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-07-24

How to Cite

Gomes da Silva dos Santos, P. H., de Oliveira Ferreira, T., & Docile, T. (2025). CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS DE AULA DE CAMPO EM AMBIENTE NATURAL PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Acta Scientiae Et Technicae, 13. https://doi.org/10.12957/acta.2025.91823

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)