Hortas de agricultura natural nas escolas: uma proposta de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.12957/acta.2024.88242Palavras-chave:
Agricultura natural, Educação ambiental, SustentabilidadeResumo
A prática de hortas de agricultura natural nas escolas, conforme o conceito de Mokichi Okada, é uma abordagem eficaz para promover a educação ambiental, a alimentação saudável e o desenvolvimento integral dos estudantes. Este trabalho propõe-se a destacar os benefícios dessa prática, destacando a conscientização ambiental e o incentivo à alimentação sustentável. A agricultura natural de Okada enfatiza o cultivo sem produtos químicos, respeitando os ciclos naturais e promovendo uma relação harmoniosa entre ser humano e natureza. As hortas escolares oferecem um espaço para aprendizado prático sobre cultivo e ecologia e servem como ambiente para interação social e trabalho em equipe. Além disso, essas iniciativas contribuem para formar uma cultura de respeito à natureza entre as crianças, preparando-as para serem cidadãos mais conscientes. A revisão conclui que as hortas de agricultura natural são ferramentas valiosas no contexto educacional, proporcionando benefícios que vão além do cultivo de alimentos.
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