Desenvolvimento de atividades didáticas para ensino de ciências na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/acta.2024.88783

Palavras-chave:

estágio supervisionado; prática docente; ensino de ciências; recursos educacionais.

Resumo

O estágio supervisionado iniciou em 1946 e continuou a se desenvolver até chegarmos em 2008 e ser definido como “o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante” (GOV, 2008), pela lei n 11.788 de 25 de setembro.  Na formação de professores de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) há a exigência do cumprimento de 6 estágios obrigatórios, que incluem observações, realizações de atividades e regências. O presente relato de experiência refere-se ao Estágio Supervisionado II, de responsabilidade do Colégio de Aplicação da UERJ (CAp - UERJ), realizado com os alunos do ensino fundamental II. O objetivo deste trabalho é descrever as atividades didáticas para ensino de ciências que os licenciandos realizaram durante a disciplina, no semestre de 2024.1. Além de analisar os desafios e aprendizados dessas práticas na formação de professores, e a relevância da disciplina de Estágio Supervisionado II para o ensino-aprendizado do aluno-mestre. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-22

Como Citar

Vale, M., Pinna, A., Silva, A. B., Zavarise, A., & Docile, T. (2024). Desenvolvimento de atividades didáticas para ensino de ciências na formação de professores. Acta Scientiae Et Technicae, 12. https://doi.org/10.12957/acta.2024.88783

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)