Desenvolvimento de atividades didáticas para ensino de ciências na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.12957/acta.2024.88783Palavras-chave:
estágio supervisionado; prática docente; ensino de ciências; recursos educacionais.Resumo
O estágio supervisionado iniciou em 1946 e continuou a se desenvolver até chegarmos em 2008 e ser definido como “o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante” (GOV, 2008), pela lei n 11.788 de 25 de setembro. Na formação de professores de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) há a exigência do cumprimento de 6 estágios obrigatórios, que incluem observações, realizações de atividades e regências. O presente relato de experiência refere-se ao Estágio Supervisionado II, de responsabilidade do Colégio de Aplicação da UERJ (CAp - UERJ), realizado com os alunos do ensino fundamental II. O objetivo deste trabalho é descrever as atividades didáticas para ensino de ciências que os licenciandos realizaram durante a disciplina, no semestre de 2024.1. Além de analisar os desafios e aprendizados dessas práticas na formação de professores, e a relevância da disciplina de Estágio Supervisionado II para o ensino-aprendizado do aluno-mestre.
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