Análise estética das indumentárias do Calunga do Homem da Meia-Noite e sua representação política dos anos de 2019 e 2023

Explorando o impacto político e cultural nas indumentárias do Calunga do Homem da Meia-Noite: Da "Voz do morro" à "Brincantes"

Autores

  • Tatalina Cristina Silva de Oliveira Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife https://orcid.org/0000-0002-0931-1011
  • Ana Luiza Lima e Silva Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR SCHOOL
  • Ana Beatriz Rocha de Barros David Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife image/svg+xml
  • Jorge Fernando Herbster Pinto Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.87169

Palavras-chave:

Indumentárias, Calunga, Carnaval, Expressões Políticas

Resumo

A pesquisa analisa as indumentárias do Calunga do Homem da Meia-Noite nos Carnavais de 2019 e 2023, destacando as implicações políticas e sociais dessas vestimentas e sua relação com as transformações culturais no Brasil. O estudo busca investigar a estética e a representação política das roupas do Calunga, refletindo as tensões sociais contemporâneas. A metodologia qualitativa incluiu entrevistas com designers de moda, análise de artigos, vídeos e notícias, permitindo uma compreensão profunda das intenções políticas e estéticas por trás das vestimentas. Em 2019, o tema "A Voz do Morro" enfatizou a inclusão e a resistência cultural, enquanto em 2023, "Brincantes" simbolizou a renovação pós-pandemia e as tradições afro-brasileiras. As indumentárias revelam a complexidade de expressões políticas e culturais, enfrentando desafios como o machismo e a resistência conservadora, e ressaltam o Carnaval como espaço de diálogo entre passado e futuro.

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Biografia do Autor

Tatalina Cristina Silva de Oliveira, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Doutora e mestre em design pela UFPE, com especialização em Antropologia Social e Cultural pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Docente na graduação e mestrado da CESAR SCHOOL. Atua nas áreas de design e antropologia, design social, cultura material, diversidade e inclusão. Lider do grupo de pesquisa SANKOFA: Design, cultura e memoria.

Ana Luiza Lima e Silva, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR SCHOOL

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, com pós-graduação em Design de Interiores, com foco no aprimoramento profissional, buscando expandir novas técnicas e habilidades. Atualmente, cursando uma segunda graduação em Design na CESAR School, curto esse que se alinha perfeitamente com suas experiências criativas, agora enriquecidas pela integração com a tecnologia.

Ana Beatriz Rocha de Barros David, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Graduanda em Design pelo Centro de Estudos Avançados do Recife (CESAR School), atualmente no quinto período do curso, com foco em UX/UI Design, Estudos de Futuros e Design Especulativo. Integra o grupo de pesquisa NIX - Laboratório de Design de Narrativas e Experiências da instituição, onde atua na célula de estudo Spark Lab, que promove pesquisas em Design Discursivo e Estudos de Futuros. Estagia na área de UX/UI no GT Group, contribuindo para projetos voltados à inovação e pesquisa.

Jorge Fernando Herbster Pinto, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Estudante de Design na CESAR School, uma renomada instituição de ensino especializada em tecnologia e inovação, situada no Porto Digital, em Recife, PE. Antes de optar pelo curso de Design, acumulou diversas experiências no setor de mecânica industrial e automotiva.

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Publicado

10-01-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Tatalina Cristina Silva de; SILVA, Ana Luiza Lima e; DAVID, Ana Beatriz Rocha de Barros; PINTO, Jorge Fernando Herbster. Análise estética das indumentárias do Calunga do Homem da Meia-Noite e sua representação política dos anos de 2019 e 2023: Explorando o impacto político e cultural nas indumentárias do Calunga do Homem da Meia-Noite: Da "Voz do morro" à "Brincantes". Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 202–222, 2025. DOI: 10.12957/arcosdesign.2025.87169. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/87169. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo