Aesthetic analysis of the Calunga Homem da Meia Noite’s garments and their political representation of the years 2019 and 2023
Exploring the political and cultural impact in the costumes of the Calunga of the Homem da Meia-Noite: From "The Voice of the Hill" to "Brincantes"
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.87169Keywords:
Costumes, Calunga, Carnival, Political ExpressionsAbstract
The research analyzes the costumes of the Calunga of the Homem da Meia-Noite in the 2019 and 2023 Carnivals, highlighting the political and social implications of these outfits and their relation to cultural transformations in Brazil. The study aims to investigate the aesthetics and political representation of the Calunga's attire, reflecting contemporary social tensions. The qualitative methodology included interviews with fashion designers, analysis of articles, videos, and news, allowing for a deep understanding of the political and aesthetic intentions behind the garments. In 2019, the theme "The Voice of the Hill" emphasized inclusion and cultural resistance, while in 2023, "Brincantes" symbolized post-pandemic renewal and Afro-Brazilian traditions. The costumes reveal the complexity of political and cultural expressions, facing challenges such as sexism and conservative resistance, and underscore Carnival as a space for dialogue between past and future.
Downloads
References
A vaidosa. Saída do Homem da Meia-Noite 2019 - Transmissão Ao Vivo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YGnjp0hnuXoL>. Acesso em: 25 de maio 2024. As calungas: Calunga pequena e Calunga grande? Disponível em: <https://www.wemystic.com.br/as-calungas-calunga-pequena-e-calunga-grande/> Acesso em: 23 de maio 2024.
BALDINI, Mássimo. A invenção da moda: as teorias, os estilistas, a história. Portugal: Edições 70 LTDA, 2005.
BUSTAMANTE. Rita de Cássia. Retalhos em Cena – concebendo o figurino na televisão. 2008. Dissertação e Mestrado. Centro Universitário Senac,Programa de mestrado em moda, cultura e arte, São Paulo, SP. Disponível em: http://biblioteca.sp.senac.br/LINKS/acervo284191/RETALHOS%20EM%20CENA%20- %20CONCEBENDO%20O%20FIGURINO%20NA%20TELEVIS%C3%83O%20- %20PARTE%20I.pdf. Acesso em: 06 de mar de 2012.
DA SILVA, Felipe Gustavo Soares. O misticismo do bloco carnavalesco Homem da Meia-Noite. Revista Missioneira, v. 20, n. 1, p. 43-56, 2018.
DE TOLEDO, Natália Alves et al. As semelhanças entre o processo criativo de coleções de moda e desfiles de escolas de samba. 2o CONTEXMOD, v. 1, n. 2, p. 13, 2014.
DOS SANTOS, Mauricio; DA SILVA, Anaxsuell Fernando. Iyás e Abebés: existências, resistências e lutas matriarcais afrodiaspóricas. Revista Calundu, v. 4, n. 2, p. 18-18, 2020.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1993.
FOLHA DE PERNAMBUCO. Pluralidade de culturas marca o carnaval de Pernambuco. Folha de Pernambuco, Recife, 18 fev. 2020. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/noticias/pluralidade-de-culturas-marca-o-carnaval-de-pernambuco/130891/.> Acesso em: 3 de setembro 2024.
G1 PE E TV GLOBO. Homem da Meia-Noite exalta a ‘Voz do Morro’ no carnaval 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2018/11/06/homem-da-meia-noite-exalta-a-voz-do-morro-no-carnaval-2019.ghtml> Acesso em: 24 de maio 2024.
GASPAR, Lúcia. O Homem da Meia-Noite. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/o-homem-da-meia-noite/> Acesso em: 23 de maio 2024.
GURGEL, Ivannoska; PADOVANI, Stephania. Processo de Criação de Personagens: Um Estudo de Caso no Jogo Sério SimGP. In: DIGITAL PROCEEDINGS of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. De: http://www. cin. ufpe. br/~ sbgames/proceedings/posters_art. htm [Acessado em 29 de Junho de 2009]. 2006.
LINKE, Paula Piva. A moda, a indumentária, o traje popular e o figurino. Anais VI Congresso internacional de história, Maringá, v. 1, n. 1, p. 1, abr./2013. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2013/trabalhos/188_trabalho.pdf. Acesso em: 8 nov.2024.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e o seu destino nas sociedades modernas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.
MARINHO, B. Homem da Meia-Noite reencontra e emociona foliões em Olinda após dois anos sem desfilar. Disponível em: <https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2023/noticia/2023/02/19/homem-da-meia-noite-reencontra-e-emociona-folioes-em-olinda-apos-dois-anos-sem-desfilar.ghtml> Acesso em: 26 de maio 2024. O Homem da Meia-Noite. Disponível em: <https://arteducacao.pro.br/o-homem-da-meia-noite.html#google_vignette.> Acesso em: 23 de maio 2024.
PETTERSON, Allan. Homem da Meia Noite 2023: conheça a história do calunga que arrasta multidões no carnaval de Olinda. Disponível em:<https://jc.ne10.uol.com.br/cultura/2023/02/15182753-homem-da-meia-noite-2023-conheca-a-historia-do-calunga-que-arrasta-multidoes-no-carnaval-de-olinda.html> Acesso em: 6 de novembro 2024.
SIDSAMER, Juliana. O efeito furta-cor na moda, design e arquitetura. Disponível em: < https://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/o-efeito-furta-cor-na-moda-design-e-arquitetura/> Acesso em: 08 de novembro 2024.
TAMBOO, J. Brincantes. Homem da Meia-Noite, Carnaval 2023. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tatalina , Ana Luiza , Ana Beatriz , Jorge Fernando

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.