Amedrontagens urbanas
costurando vestígios para materializar o medo, arruinar paisagens e projetar futuros
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.82152Palavras-chave:
paisagem, projeto, abjeto, medo, urbanoResumo
Qual o lugar do medo no projeto de futuros? Partindo deste afeto enquanto valor imperativo na materialização do urbano e suas tecnologias, o presente artigo procura costurar uma narrativa crítica sobre as formas com que descrevemos e experimentamos o medo. Antes de propor uma descrição empírica totalizante, arraigada em manifestações projetuais da segurança, buscamos em representações visuais e textuais o substrato a ser refletido. Iniciamos pela Ruptura, buscando dimensionar o medo enquanto sensibilidade, perguntando-nos quais matérias estaríamos negando no ato de projetar o mundo. Seguimos explorando a Erupção, tomando consciência das contradições que surgem a partir das rupturas — as matérias que sobram para além de nossos desejos de controle projetual. Concluímos com uma leitura dos Vestígios deixados pelos trajetos anteriores — todas as materializações que tem capacidade de propor mudanças.
Downloads
Referências
ANONYMOUS. post disquieting images that just feel "off". Postagem anônima na rede 4chan, 2012. Acesso em 15 de novembro de 2023. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20220201004253/https://archive.4plebs.org/x/thread/22661164/#22661164>
AUGÉ, M. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus Editora, 1994.
BENJAMIN, W. Passagens. Tradução de Irene Aron; Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, (publicado originalmente em 1982).
BENJAMIN, W. Rua de mão única. Infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, (publicado originalmente em 1928).
CALDEIRA, T. Cidade de Muros: Crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34, 2003.
DANOWSKI, D. e CASTRO, E.V. Ha mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro [Florianópolis] Cultura e Barbárie: Instituto Socioambiental, 2015.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Pós, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tomam posição: o olho da história, I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2017.
DOYLE, A. C. As Faias Acobreadas. Conto em DOYLE, A. C. As aventuras de Sherlock Holmes. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2012 (publicado originalmente em 1892).
EDENSOR, T. From Light To Dark: daylight, illumination, and gloom. Minneapolis & London: University of Minnesota Press, 2017.
EDENSOR, T. Industrial Ruins: Spaces, Aesthetics and Materiality. Oxford & Nova York: Berg, 2005.
FLUSSER, V. The Shape of Things: A Philosophy of Design. Londres: Reaktion Books, 1999.
GHERTNER, D. A.; MCFANN, H. e GOLDSTEIN, D. M. (editores). Futureproof: security aesthetics and the management of life. Durham; Londres: Duke University Press, 2020.
HEFT, P. Betwixt and Between: Zones as Liminal and Deterritorialized Spaces. Pulse: The Journal of Science and Culture. Budapest: Central European University. no. 8, p. 1–20, 2021.
HENDERSON, D. Providence Lost: Natural and Urban Landscapes in H. P. Lovecraft's Fiction. University of Arkansas (Dissertação de Mestrado), 2020.
KRISTEVA, J. Powers of Horror: An Essay on Abjection. Nova York: Columbia University Press, 1982.
LOVECRAFT, H.P. Supernatural Horror in Literature. Nova York: Dover Publications, 1927.
LOVECRAFT, H.P. The Unnamable. New York: Weird Tales, 1925.
LOW, S. Urban Fear: building the fortress city. City and Society, V. 9, N. 1, p. 53-71, 1997, DOI: https://doi.org/10.1525/ciso.1997.9.1.53
MOULD, Oli. The spark, the spread and ethics: Towards an object-orientated view of subversive creativity. Environment and Planning D: Society and Space, v. 0, n. 0, p. 1–16, 2019. DOI: 10.1177/0263775818822830
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal. Porto Alegre: L&PM, 2008 (publicado originalmente em 1886).
PETERS, L. What IS Creepypasta, Anyway? Artigo da Bustle, 2015. Acesso em 15 de novembro de 2023. Disponível em: <https://www.bustle.com/articles/130057-what-is-creepypasta-heres-everything-you-need-to-know-about-the-internets-spookiest-stories>
POE, E. A. Contos de imaginação e mistério. São Paulo: Tordesilhas, 2012 (publicado originalmente em 1839).
POZZER, C. H.; RIBEIRO, V. G.; Materialidades do medo: compreendendo a estética da segurança pela antropologia dos materiais, p. 2372-2385. In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3737845
POZZER, C. Medo, Muro, Material: estética da segurança nas correspondências materiais de um muro de vidro no bairro Menino Deus. Dissertação (Mestrado em Design). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022.
RANCIÉRE, J. A partilha do Sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2005.
SIMMEL, G. A Ruína. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019 (publicado originalmente em 1911).
SIMMEL, G. Filosofia da paisagem, IN: SERRÃO, A. (Ed.). Filosofia da paisagem: uma antologia. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009, p. 39 – 51 (publicado originalmente em 1913).
TSING, A. On Nonscalability: The Living World Is Not Amenable to Precision-Nested Scales. Common Knowledge, v. 18, n. 3, p. 505-524, 2012
TUAN, Y. Landscapes of Fear. (2 ed.) Minneapolis: University Of Minnesota Press, 2013 (Publicado originalmente em 1973).
VARDA, A. As praias de Agnès. Filme Documentário, 2008.
VELLOSO, R. Empiria delicada. In: JACQUES, P. B.; VELLOSO, R. (Eds.). Enigma cidade. Salvador: EDUFBA, 2023.
WILLIS, A. Ontological Designing. Design Philosophy Papers, V. 4, N. 2, P. 69-92, 2006. DOI: 10.2752/144871306X13966268131514
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Christiano Hageman Pozzer, Daniele Caron, Paulo Edison Belo Reyes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.