Coreografar a paisagem: a multidimensionalidade requerida pelas cartografias contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2018.44061Keywords:
paisagem, narrativa, cartografiaAbstract
A racionalidade do discurso urbanístico anula a dimensão narrativa da experiência vivida, distanciando a cartografia das práticas socioculturais no território que constituem o fenômeno da paisagem. O objetivo do texto é discutir as relações entre paisagem, narrativa e cartografia, através da descrição de uma metodologia que articula relatos etnográficos e o processo de cartografar. O resultado é a coreografia da paisagem, um agenciamento entre a experiência narrada e os grafismos do território.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-09-11
How to Cite
CARON, Daniele; CARVALHO, Paulo Roberto; PERSEU, Gianluca. Coreografar a paisagem: a multidimensionalidade requerida pelas cartografias contemporâneas. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 33–52, 2019. DOI: 10.12957/arcosdesign.2018.44061. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/44061. Acesso em: 2 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.